sexta-feira, 1 de maio de 2009

Honda CB 750 Four - Uma história de 40 anos

A MOTO DO SÉCULO (...AINDA VOU TER UMA!)

Lançada no Salão de Tóquio de 1968, a Honda CB 750 Four estabelecia novos padrões, tanto para a Honda quanto para outras marcas. O motor da CB 750 Four era leve e compacto, comparado a outros quatro-em-linha já vistos até então, e trazia soluções eficientes. O quatro-em-linha de 736 cm3, com comando de válvulas no cabeçote, lubrificação por cárter seco, quatro carburadores, desenvolvia 67 cv de potência à 8.000 rpm e torque máximo de 6,1 m.kgm à 7.000 rpm. Apesar dos 218 kg a seco, podia levá-la a 192 km/h.



Um dos segredos das pequenas dimensões do motor era o virabrequim, forjado em única peça e apoiado (como em motores de automóveis) por mancais lisos bipartidos, lubrificados sob pressão. Do centro desse virabrequim saíam a árvore primária de transmissão e o acionamento do comando de válvulas, em vez de se usar suas extremidades, o que deixaria o motor mais largo. A lubrificação por cárter seco também contribuía, pois eliminava o reservatório de óleo convencional na parte inferior.



Os quatro escapamentos individuais emitiam um som que muitos consideram inesquecível. O comportamento dinâmico era referência entre as motos de seu tempo.
Outros detalhes pioneiros entre as motos de produção em série são, o alternador e o freio dianteiro a disco, de comando hidráulico, com um disco de alumínio à prova de ferrugem. O quadro era de berço duplo e a suspensão traseira adotava amortecedores do tipo De Carbon.


A Honda CB 750 Four oferecia ainda partida elétrica, câmbio de cinco marchas e ótimo padrão de acabamento. O tanque mais estreito que o motor contribuía para um estilo imponente. Cada pequena evolução do modelo, era identificada como um novo número junto da letra "K". Por exemplo, a 750 K1, ou modelo 1971, recebia tanque e laterais mais estreitos e adequados a pilotos de menor estatura.



O sucesso da motocicleta foi tão grande, que já no primeiro ano (1969) foram vendidas 440 mil unidades, um recorde para motos de grande cilindrada. Nos Estados Unidos as vendas superaram as expectativas do mercado. Já em setembro a moto vencia a famosa prova francesa 24 Horas de Bol D'or. Em 1970, seria a primeira moto vitoriosa na 200 Milhas de Daytona, nos EUA, cuja procedência não fosse americana ou inglesa.


No início dos anos 2000 a imprensa especializada mundial concebeu à Honda CB 750 Four, o título de "A Moto do Século" e ainda acrescentaram que a CB 750 foi a mais importante obra prima de Soichiro Honda. Nenhuma outra marca/modelo jamais reuniu, de uma só vez, tantas inovações técnicas com design incomparável e inconfundível.

6 comentários:

M.C.L.M disse...

Para uma Engenheiro vc tá se saindo um ótimo Jornalista! Excelente texto, e porque não dizer, reportagem, merecia estar numa revista especializada. Informações interessantes, mas esse negócio de virabrequim, transmissão, cabeçote, comando de válvula....afffff num entendi nadinha...
Confesso q não sou fã de moto clássica, mas pilotaria "a sua" na boa só pra ver se é tudo isso mesmo....rsrs
Tenho certeza que em menos tempo do que tu imaginas, vai estar postando aqui novas fotos, mas da tua moto e tu pilotando!!

Aceleeeeeeeeera Ricky!

beijo!

Ricky disse...

Muuuuuuito obrigado pelos elogios, tô tentando me esforçar !!!!!!!
Qdo a minha clássica estiver postada aqui no blog, tu pode ter certeza que serás a primeira a dar uma banda...Vou fazer um test-drive com vc...e colocar uma matéria com as suas impressões sobre a máquina,...."dona pilôta esportiva"...hehehe
Aceleeeeeeeeeeeeeeera Má!
Bjs.

M.C.L.M disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk, que honra my dear friend!! Agora "dona pilôta esportiva" eu tô podendo heim, fala sério??
Cê "num" tem noção como dei boas gargalhadas aqui lendo essas suas palavras, no mínimo VERDADEIRAS...




PS: Hoje deixei a modéstia em casa e como tava com pressa só deu pra vestir o "convencimento"...foi isso. :-)


E tô acelerando miguxo querido, acelerando nas letras, virgulas, exclamações...
O dia tá sendo muuuuuuito revelador afirmo!

beijos...

M.C.L.M disse...

Vrum...vrum...vrum...
Bom diaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
ou devo dizer: Boa Noiteeeeeeeeeee!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Xiiii, acho q a postite continua...rsrs
Sumiu do meu Blog, ficou rico?
Vai ver já até comprou a motoca nova, fugiu pra uma cidade de pedra além dos recônditos dos mortais?...ehehehehe :-)

Ricky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
neymessiasjr disse...

quanto vc acha que seria um preço justo para uma 750 four 1973 td original e inteira?