Duas vêzes vice-campeão mundial de kart...era um título que o Ayrton sonhou e não conseguiu conquistar...batalhou, lutou, mostrou, era o melhor...e sempre será!
Falando em admiração, estão aqui duas pessoas que eu tiro o meu chapéu: Carlos Alberto Pavan "Jacaré" , e Paulo Sergio Castroviejo "Paulinho". Estão lá em cima ganhando outras corridas!
Após a conquista do seu segundo título mundial na F1, Ayrton estava de férias no Brasil em sua fazenda, e então reuniu um grupo de garotos, pilotos de kart, para correr no seu kartódromo, para uma aula de pilotagem do grande mestre.
Eu acho este carro simplesmente lindo. Antes da era Gold Leaf e John Player, os carros da Team Lotus eram assim, na côr verde predominante e sem patrocínios. Este da foto é o modelo 49 de 1967 com motor Ford Cosworth DFV 3000 cc, V8. Está sendo pilotado por, nada mais, nada menos, do que Jim Clark, um dos pilotos que eu mais admiro. Jim nasceu em Kilmany na Escócia em 04/03/1936. Sua primeira corrida na Fórmula 1 foi em Zandvoort em 1960 aos 24 anos. Obteve sua primeira vitória em Spa Francorchamps em 1962. Venceu dois campeonatos mundiais pela Lotus, em 1963 e 1965. Em 1965 realiza uma façanha. Com uma Lotus 38 venceu as 500 Milhas de Indianápolis, terminando duas voltas à frente do segundo colocado, sendo a primeira vêz que um carro com motor traseiro vencia a prova. Pilotou pela última vêz um F1 em Kyalami, em janeiro de 1968, vencendo a prova. Era a sua Lotus 49 verde de numeral #4. Faleceu aos 32 anos, no dia 07 de abril de 1968, em um acidente na pista de Hockenheim, pilotando uma Lotus de Fórmula 2 durante uma etapa do campeonato europeu. A sua Lotus 48B com a pintura da Gold Leaf, sai da pista na sétima volta e choca-se brutalmente contra uma árvore, tirando a vida de Clark. Jim Clark disputou 72 provas na Fórmula 1 e venceu 25. A seguir vídeos em tributo a um dos maiores pilotos de todos os tempos.
O maior vencedor da motovelocidade de todos os tempos. Competiu de 1961 a 1977. Disputou 311corridas, 122 vitórias em Grandes Prêmios, 10 vitórias na Ilha de Man, 1 vitória nas 200 Milhas de Daytona, venceu 18 campeonatos Italianos, e a inigualável marca de ter conquistado 15 vêzes o campeonato mundial (8 vêzes na categoria 500cc e 7 vêzes na categoria 350cc). Pilotou pela MV Agusta (13 títulos mundiais) e depois pela Yamaha (2 títulos mundiais).Continua firme e forte até hoje. Abaixo uma recente entrevista dele a uma TV Japonesa.
Em 2004 escrevi um artigo que resume o que foi a minha experiência com as motos de corrida, que está publicado no site Motos Clássicas 70. Esta pequena história batizei de "Um sonho de 50 cilindradas". O link está aqui.
Esta pequena motocicleta de 50 cc, é um verdadeiro puro sangue de corridas. A marca holandesa Kreidler já foi várias vezês campeã do mundo na categoria 50 cilindradas. Neste vídeo é mostrado em detalhes um exemplar da marca.
No dia 23 de Setembro de 1973, Adú Celso venceu o Grande Prêmio da Espanha no circuito de Jarama, na categoria 350cc, com uma Yamaha TZ350, se tornando assim o primeiro piloto brasileiro a vencer um grande prêmio de motovelocidade no campeonato mundial.
Adú já não está mais entre nós, faleceu no dia 06 de Fevereiro de 2005.
Obrigado Adú, por tudo o que você fêz e representa para o motociclismo brasileiro.
Já que o assunto é circuitos, GENK é um dos mais modernos e completos kartódromospermanentes do planeta. É coisa de 1º mundo, mesmo! Com estas fotos dá prá ter uma idéia!
GENKfica na Bélgica. Só para se ter uma noção do complexo ali instalado, ao lado da pista existe um edifício inteiramente equipado para os eventos com, restaurante, café, bar, terraço, salas de conferência, quartos, chuveiros, entre outras dependências. Além de hotéis, shoppings, hospitais, próximos na região.
São realizadas várias competições durante o ano, com calendários organizados, inclusive com corridas de longa duração. Para saber mais, o site oficial está aqui.
Ah, como eu gostaria de dar umas voltinhas de kart por lá.....(no evento Historic Karts!!)
Querem conhecer autódromos e circuitos do mundo inteiro? Pois entrem neste site, que apresenta detalhes deste assunto, como por exemplo a localização da pista, através da busca por continentes, países, cidades e até localidades. Conheçam os templos sagrados!
Ayrton Senna fêz uma brincadeira e foi andar de kart num kartódromo, lá no Japão, nos áureos tempos de McLaren. Resultado: andou no sentido inverso e normal, e bateu o record nos dois traçados......
Como o meu grande amigo Francisco Bergamo ("Chicão") comentou sobre o Ford GT 40 no post do filme Le Mans, publico aqui alguns vídeos destecarro inesquecível , e informo abaixo sobre as vitórias consecutivas do Ford GT 40 na história das 24 de Le Mans: 1ª vitória:1966/ Pilotos: Chris Amon e Bruce McLaren 2ª vitória: 1967/ Pilotos: A.J. Foyt e Dan Gurney 3ª vitória: 1968 / Pilotos: Lucien Bianchi e Pedro Rodriguez 4ª vitória: 1969 / Pilotos: Jacky Ickx e Jackie Oliver
Recomendo o super site Motos Clássicas 70 dos meus amigos Ricardo Pupo e Marcos Pasini, o melhor site sobre este tema, com ótimas e variadas matérias sobre as motos que fizeram sucesso na década de 70.
Quem não lembra da "Sete Galo", ou da "Viúva Negra", ou de uma "GT" três cilindros?....E não é só isso, têm muito mais lá.....
Quem viveu esta época sabe do que eu estou falando! Quem não conhece, faça uma viajem no tempo e desfrute de todos os detalhes do site, que traz, fotos, histórias, matérias com pilotos, competições, classificados, apoio técnico, profissionais da área, depoimentos, passeios e muita informação. Clique aquie bom divertimento.
Outro clássico filme. Assisti pela primeira vêz no cinema, quando eu era muito jovem. Claro que vi este filme muitas vêzes depois. Naquela época não tínhamos informações sobre a Fórmula 1, salvo em revistas importadas ou fotos que poucos tinham.
Este filme é de 1966, e foi tão realista, que os próprios atores participaram das filmagens. As cenas são reais, gravadas nos circuitos, como Spa, Monza e Monte Carlo.
Os atores e respectivos dublês (que honra, hein! para os atores é claro!), foram os seguintes: James Garner: Chris Amon Yves Montand: John Surtess Brian Bedford: Jackie Stewart Antonio Sabato: Lorenzo Bandini
Assistir a este filme na época, para mim, foi como conhecer um mundo fascinante, novo e desconhecido.
Ufa! Está lançado meu blog! Não sou escritor e nem jornalista, apenas quero que este espaço seja uma oportunidade de refletir e extravasar minhas idéias, meus conceitos, meus sonhos, meus mitos, e poder simplesmente compartilhar com alguns amigos bons momentos e distração.....É isso! ....Placa de 30 segundos.....Largaram........
Um blog para todos os assuntos do Automobilismo, Motociclismo e Kartismo, meus esportes favoritos. Aqui você vai encontrar fotos, vídeos, notícias e curiosidades, sobre qualquer tema do esporte à motor. Não sou jornalista, apenas um amante destes esportes. Conto com a ajuda e interação de todos aqueles que têm esta mesma paixão, para enriquecer ainda mais este espaço.
Engenheiro Mecânico, 56 anos, ex-piloto de moto e kart. Paixão de infância pelo mundo dos veículos e da velocidade, e total prazer por esportes à motor.
BOM DIA ... HAMILTON CHEGA A MARANELLO !
-
FERRARI AGORA PODE SONHAR COM O MUNDIAL!
Depois de 6 anos ... a Ferrari volta a ter um piloto com condições de
brigar pelo título de Pilotos !
Hamil...
Tivesse o Poeta Um Caminho
-
"O poeta não tem caminhos, porque ele trilha sonhos...
Tivesse o poeta a sabedoria das aves,
Que sobrevoam oceanos sob um céu escarlate,
Lançaria um feitiço...
Senna, 20 anos
-
Marau (vamos lá) - Eu não ia escrever uma linha sobre o aniversário de
Ayrton Senna, tanto de nascimento quanto de morte. Penso que já passou da
hora de d...
Chevrolet Onix: a grande aposta da GM
-
Com o Salão do Automóvel chegando, os fãs de carros mal conseguem conter a
ansiedade em conhecer as novidades que estarão expostas no Pavilhão do
Anhemb...
Seguindo novos rumos - O fim
-
Caros amigos e leitores, após 1 ano e 8 meses na ativa é com uma dor no
coração que anuncio o fim do Loucos por F-1.
Infelizmente estava praticamente impos...